Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

MPF acolhe denúncia contra Gladiadores, da Igreja Universal

Candomblecistas e umbandistas reuniram vídeos em que, segundo eles, integrantes do grupo denunciado ameaçam a integridade física dos praticantes das religiões afro-brasileira.

Publicado por Anne Silva
há 9 anos

Rio - Representantes de religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé, obtiveram uma vitória com a decisao do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia de instaurar inquérito civil para apurar as denúncias de intolerância religiosa que foram protocoladas pelo órgão na última segunda-feira, nas capitais de todo o país, inclusive no Rio.

As denúncias são direcionadas especificamente ao recém-criado grupo Gladiadores do Altar, da Igreja Universal do Reino de Deus.

MPF acolhe denncia contra Gladiadores da Igreja Universal

Candomblecistas e umbandistas reuniram uma série de vídeos que, segundo eles, configuram ameaça à integridade física dos praticantes das religiões afro-brasileira. “Tivemos um caso emblemático no dia 21 de janeiro de 2000 e, de lá para ca, muitos outros, mas nada foi feito. Temos que dar um basta nesta intolerância. A gente não suporta mais”, explicou o babalorixá Babá Pecê, coordenador nacional do Movimento Povo de Santo.

O caso ao qual Pecê se refere é de Mãe Gilda de Ogum, que teve o terreiro invadido em Salvador por fiéis da Universal no fim de 1999. A data de sua morte, por complicações cardíacas, em janeiro de 2000, foi transformada em Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

“Nossa obrigação é proteger os pilares da integridade religiosa. A representação será protocolada, distribuída, vai receber um número. Um procurador da República será designado para atuar no caso”, disse o procurador-chefe Pablo Barreto.

MPF acolhe denncia contra Gladiadores da Igreja Universal

O procurador regional dos Direitos dos Cidadãos na Bahia, Edson Abdon, disse ao jornal ‘A Tarde’ que os Gladiadores do Altar “têm características perigosas” e por isso serão investigados.

O MPF ainda não decidiu em qual estado ficarão concentradas as investigações, se na Bahia, onde as denúncias foram acolhidas, em São Paulo, sede da Igreja Universal, ou em Brasília. A primeira medida a ser tomada deverá ser a convocação de uma audiência pública entre as partes para buscar um acordo.

A Igreja Universal se colocou à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos e reiterou que preza pelo respeito aos fiéis de todas as religiões. Em relação aos Gladiadores do Altar, a ela garante se tratar apenas de um projeto pacífico de ensino religioso, nada além disso.

FONTE

  • Publicações106
  • Seguidores436
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1219
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-acolhe-denuncia-contra-gladiadores-da-igreja-universal/177528242

52 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Concordo com ao procurador quanto ao grupo possuir "características perigosas” e a história demonstra isso.

Provavelmente a investigação acalmara os ânimos e freará possíveis abusos de qualquer das partes. continuar lendo

Os seguidores de Edir Macedo estão querendo criar uma novo inquisição ou cruzada? Será que ainda não perceberam que estamos em pleno século 21 e que além de tudo estamos num pais onde todos os cultos são tolerados? Será que não está na hora do estado intervir e aplicar a lei nos incentivadores da intolerância?
Somos um pais laico e livre, vamos fazer valer a lei. continuar lendo

Estão fazendo tempestade em copo d'água. continuar lendo

cheira perseguição religiosa ao cristianismo... continuar lendo

Perseguição ao cristianismo.... no Brasil, você tem certeza de que o cristianismo é perseguido? Ou são perseguidas as religiões de vertente africana? continuar lendo

cheira a comentário cristão a "contribuição" do "Dr." Eder... continuar lendo

Cheira mesmo é a preconceito e intolerância por parte desse grupo de "gladiadores", cujo nome já inspira a violência. A única forma possível de manter a paz é respeitando as diferenças, de crença inclusive e principalmente. continuar lendo

Cristãos, sempre desfazendo de outras religiões, e se dizem perseguidos. "Perseguidos" num país onde a maioria esmagadora é cristã, inclusive. Tá "serto". continuar lendo

Concordo, Dr. Eder.
É notória a persistente tentativa de colocar o cristianismo no banco dos réus. continuar lendo

A Igreja Universal não é cristã. Não se iluda. Se precisar de comentários comprobatórios, é só pedir. continuar lendo

Cheiro???? Já tem algum tempo que o Cristianismo vem sendo combatido em todos os sentidos. Sob a falsa afirmação de liberdade religiosa, estão tolhendo uma parcela da liberdade daqueles que se dizem cristãos, pois tudo que lhe fazem referência tem sido considerado fanatismo, fundamentalismo, radicalismo. continuar lendo

É impressão minha, ou a igreja está formando uma instituição paramilitar?

CF/88 Art. ...
XVII - e plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

Código Penal
Constituição de milícia privada:
Art. 288-A. Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste Código: (Incluído dada pela Lei nº 12.720, de 2012) continuar lendo

Esta acompanhando a católica com sua TFP e outras "agremiações" de cunho paramilitar. Até que o Edir acordou tarde.... continuar lendo

Como cristão, considero a Igreja Universal uma instituição não cristã, devota velada de Mamon, que é o deus das Riquezas, do Materialismo. É uma afronta ao verdadeiro evangelho de Jesus.
Porém, a bem da justiça, esse grupo Gladiadores do Altar é tão paramilitar quanto os seguranças de um supermercado. Por enquanto! continuar lendo