Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Obras que você pode usar legalmente para fazer o que quiser

"Pequeno Príncipe", "O Grito" e outras obras que você pode usar legalmente.

Publicado por Anne Silva
há 9 anos

Obras que voc pode usar legalmente para fazer o quiser

Seguindo as regras próprias dos países de nascimento dos autores, as obras de Antoine de Saint-Exupéry, Piet Mondrian e Filippo Marinetti, entre outros, entraram em domínio público.

Ou seja, se você copiar a obra, não vai mais estar infringindo direitos autorais. Segundo a advogada Vanessa Pereira Oliveira, da Cesar Peres Advocacia Empresarial, as pessoas podem reproduzir, copiar, criar obras derivadas, remixar e o que mais lhe vier à cabeça — desde que tais atos não atinjam a integridade da obra e reputação do autor.

Confira a lista de alguns autores cujas obras foram liberadas neste ano:

Edvard Munch

"O Grito" (foto acima), de 1910, é o quadro mais conhecidos do artista — e um dos mais famosos do século passado. O próprio Munch fez quatro versões da obra.

Antoine de Saint-Exupéry

A morte do autor de O Pequeno Príncipe completou 70 anos no ano passado — portanto, sua obra agora está em domínio público. Se a obra já é um dos clássicos mais vendidos e traduzidos do mundo, sua popularidade pode aumentar ainda mais.

Obras que voc pode usar legalmente para fazer o quiser

Piet Mondria

Considerado um dos pintores mais influentes do século 20, Mondrian foi um dos fundadores do chamado "neoplasticismo". Suas obras agora poderão ser reproduzidas e recriadas livremente.

Filippo Marinetti

Obras que voc pode usar legalmente para fazer o quiser

O poeta e autor italiano foi o criador do Movimento Futurista. Na foto, um de seus poemas em uma parede na Holanda.

Domínio público

Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial, porque não são submetidas a direitos patrimoniais exclusivos de alguma pessoa física ou jurídica, mas que podem ser objeto de direitos morais.

Em geral, os países tornam uma obra pública no primeiro dia do ano seguinte em que se completam 50 ou 70 anos da morte do autor.

No Brasil, os direitos autorais duram por setenta anos contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores, as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal para os conhecimentos étnicos e tradicionais.

FONTE

  • Publicações106
  • Seguidores436
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1425
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obras-que-voce-pode-usar-legalmente-para-fazer-o-que-quiser/177528249

Informações relacionadas

Machado Advocacia, Advogado
Notíciashá 9 anos

Direito Autoral: Quando as obras caem em domínio público?

Ana Zan Mosca, Advogado
Notíciashá 5 anos

Personagens e direitos autorais

Ana Carolina dos Santos Pereira, Advogado
Artigoshá 5 anos

A disponibilização de obras digitais e a Lei de Direitos Autorais

Ana Clara  Ribeiro, Advogado
Artigoshá 6 anos

Direitos autorais sobre imagens: aprenda a evitar problemas! (Atualizado 2023)

Edgar Figueiredo Siebra, Advogado
Artigoshá 4 anos

O Pequeno Príncipe e a distância entre o “ser “e o “dever ser”

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)