Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Verba para novos contratos do Fies em 2015 acabou, diz ministro

Segundo Renato Janine Ribeiro, reabrir inscrições, como ordenou a Justiça, seria inútil sem recursos disponíveis. Nova edição do Fies dependerá do Orçamento do governo.

Publicado por Anne Silva
há 9 anos

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse nesta segunda-feira que as inscrições para novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) não devem ser reabertas, apesar de decisão da Justiça ordenando aprorrogação do prazo por tempo indeterminado. O motivo, segundo ele, é que a verba destinada pelo governo para o programa em 2015 já acabou. "Nós esgotamos o recurso que estava destinado (para este semestre). Não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria meio inútil", afirmou o ministro.

Verba para novos contratos do Fies em 2015 acabou diz ministro

O governo disponibilizou 2,5 bilhões de reais para novas inscrições, cujo prazo se encerrou na quinta-feira passada. Para renovação de contratos antigos, o prazo foi prorrogado até 29 de maio. O total reservado para o Fies em 2015, incluindo contratos já vigentes, é de 15 bilhões de reais. De acordo com o ministro, a abertura de uma nova edição do programa no segundo semestre dependerá da capacidade orçamentária da União, que ainda não está definida.

"Se vamos ter uma nova edição é claro que estamos trabalhando nisso e temos todo interesse, mas não podemos prometer algo que não temos certeza", disse Ribeiro. Ele explicou que a definição sobre a abertura de vagas para o próximo semestre será definida após o anúncio da disponibilidade do Orçamento da União. Até o fim do mês, o governo tem de divulgar o contingenciamento deste ano.

No primeiro semestre, foram aceitas as inscrições de 252.000 estudantes. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, 500.000 pessoas tentaram um financiamento. "Atendemos uma em cada duas inscrições", disse. Janine comemorou o fato de ter aumentado a proporção de vagas em cursos de melhor qualidade. Nesta edição, 19,79% dos cursos financiados receberam nota máxima (5) do MEC. Em 2015, foram 8,13%.

Justiça - Na quinta-feira da semana passada, a Justiça Federal do Mato Grosso determinou que a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogassem o prazo de inscrição para novos contratos do Fies. O juiz Raphael Cazelli de Almeida Carvalho acatou argumento da Defensoria Pública da União, que apontou falhas no sistema de inscrições do MEC. O ministro da Educação disse que o MEC não foi notificado e que vai recorrer da decisão.

Renato Janine Ribeiro informou ainda que o governo deve integrar os sistemas do Sisu, Fies e ProUni no próximo semestre. Segundo ele, o estudante vai tentar uma vaga em universidade pública pelo Sisu e, se não conseguir, será automaticamente direcionado para a seleção do ProUni, que garante vaga em universidades privadas. No caso dessa segunda tentativa, poderá tentar o financiamento pelo Fies. "Nosso plano é realmente adotar esse sistema já no segundo semestre, que simplifica a vida de todo mundo", explicou.

FONTE

  • Publicações106
  • Seguidores436
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/verba-para-novos-contratos-do-fies-em-2015-acabou-diz-ministro/185965013

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E desde quando uma massa pensante é interessante para os governantes? É muito mais fácil lidar com uma população ignorante que aceita sem questionar a velha política do pão e circo . continuar lendo

Só não entendo uma coisa. Como pode não existir verba do FIES para 2015 se em todos os jogos da loteria da CEF, como exemplo a mega sena, lotofácil e etc, em cada um desses jogos, semanalmente é arrecadado 7,76% do premio total de todos os jogos da CEF (isso está previsto em qualquer volante dos jogos). assim, da renda bruta total (100% da arrecadação), 29% vai (seguridade social 18,10%; FIES - Crédito Educativo - 7,76%; Fundo Penitenciario Nacional - 3,14%), 51% vai (premio bruto - 46%; Comitê Paraolímpico Brasileiro - 0,30%; Comitê Olímpico Brasileiro - 1,7%; Fundo Nacional da Cultura - 3%) e por fim 20% vai para Despesas de custeio e Manutenção de serviços (Tarifa de administração - 10%; Comissão dos lotéricos - 9% e FDL - Fundo de Desenvolvimento das Loterias - 1%), totalizando, assim, os 100% de arrecadados e distribuído. Agora fica a pergunta: Isso não é verba prevista na LDO, é verba arrecadada com finalidade específica. Como pode faltar verba se semanalmente é destinado 7,76% de todos os prognósticos lotérico Federal? continuar lendo

É a pátria educadora!! continuar lendo

Quem sabe não podem pegar um empréstimo com os corruptores da Petroduto, lá com certeza tem dinheiro de sobra...acorda...Brasil.. continuar lendo