Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Aluno pode usar banheiro segundo sua identidade de gênero, de acordo com Diário Oficial

Fica estabelecido que deve ser garantido o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero de acordo com a identidade de gênero de cada um.

Publicado por Anne Silva
há 9 anos

Resoluções publicadas na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial da União reconhecem os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) nas instituições de ensino e estabelecem o uso do nome social em boletins de ocorrência registrados por autoridades policiais.

Aluno pode usar banheiro segundo sua identidade de gnero de acordo com Dirio Oficial

Em relação às escolas fica estabelecido que deve ser garantido o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade de gênero de cada um. Caso haja distinções quanto ao uso de uniformes, deve haver a possibilidade do uso conforme a identidade de gênero.

O texto determina que a garantia do reconhecimento da identidade de gênero deve ser estendida a estudantes adolescentes, sem que seja obrigatória autorização do responsável. Fica ainda reconhecido pelas redes de ensino o nome social no tratamento oral, sendo o nome civil usado na emissão de documento oficias. As determinações estão na Resolução 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, da Secretaria de Direitos Humanos.

A Resolução 11, do mesmo conselho, estabelece os parâmetros para a inclusão dos itens “orientação sexual”, “identidade de gênero” e “nome social” nos boletins de ocorrência emitidos pelas autoridades policiais. Ao incluir esses itens, a resolução leva em consideração, entre outros, o Artigo da Constituição Federal que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

FONTE

  • Publicações106
  • Seguidores436
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26180
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aluno-pode-usar-banheiro-segundo-sua-identidade-de-genero-de-acordo-com-diario-oficial/173368905

Informações relacionadas

Adriana Nicola , Advogado
Artigoshá 5 anos

Aluno transgênero poderá escolher o banheiro ?

Henrique Gabriel Barroso, Advogado
Artigoshá 5 anos

Pessoas transexuais podem usar o banheiro que quiserem?

Ministério Público Federal
Notíciashá 8 anos

PGR: transgênero não pode ser proibido de usar banheiro do gênero com o qual se identifica

Bueno Advocacia, Advogado
Artigoshá 6 anos

Conselho Nacional de Educação regulamenta uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 9 anos

Supremo Tribunal Federal STF - REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX SC

73 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É o fim da picada! Ou Perderam a noção totalmente, ou querem aparecer e não sabem como... País de terceiro mundo e os governantes achando que com essas leis estão fazendo bonito. kkkkkk Estão mais perdidos que cego em tiroteio... continuar lendo

Pergunto;
Onde fica o respeito das pessoas que acreditam, que homem devem usar banheiro masculino e mulher feminino?
Pode parecer atitude machista, ou, discriminatória, mas não gostaria de ouvir da minha filha que tem 13 anos, que ao utilizar o banheiro, tinha um "homem" ocupando o mesmo espaço.
Realmente o colega tem razão, "perderam a noção", cria-se o direito a um, e retira-se do outro. continuar lendo

O uso de banheiros conforme o gênero sera obrigatório ou sera facultativo?
Se facultativo, poderá o cidadão (ã) escolher livremente o banheiro que ira utilizar? É o fim da picada! continuar lendo

Perderam a noção minha filha de 14 anos está se sentindo constrangida por ter que usar o banheiro com um homem que se veste como homem, mas que se sente uma mulher, inclusive colocou o nome social no documento, o direito dele se sentir constrangido ao entrar em um banheiro masculino é preservado, enquanto o direito da minha filha se sentir constrangida em entrar em um banheiro e dar de cara com um homem é negligenciado.... País está ladeira baixo e detalhe, não é homofobia estamos falando de direitos iguais que tanto dizem que temos que lutar... continuar lendo

Eu não teno, e devo ter, nada contra a orientação sexual de cada um, entretanto, forçoso convir que isso é uma palhaçada.
Um coisa é orientação sexual, outra coisa é gênero. O fato de alguém ser homossexual, não altera o seu gênero, porquanto trata-se de uma situação de fato.
Admitir que um "homem" utilize banheiros femininos à sua escolha, me parece ser de uma tolice abissal! Isso abre espaço para pessoas mal intencionadas utilize, por exemplo, banheiros femininos a fim de praticar violência sexuais, já que o acesso livre só dependerá da "identidade de gênero de cada um", ou seja, algo subjetivo.
Se chegar um homem homem e alegar que é gay, este poderá ter acesso aos banheiros femininos que, diga-se de passagem, são locais onde, de uma certa forma, as mulheres ficam vulneráveis.
Eu não sei de onde vem tanta genialidade dessa nossa nação! continuar lendo

Um "homem" não poderá usar o banheiro feminino a sua livre escolha!
Ele precisa estar vestido de mulher e parecer uma mulher!

Identidade de genero é como a pessoa se apresenta e não sua opção sexual.

Se o cara for pego no banheiro feminino sem ter uma identidade visual feminina deverá sofrer as mesmas sanções de hoje. continuar lendo

Que se estabeleça banheiros separados para LGBT, agora impor que mulheres tenham que aceitar homens no seu banheiro e vice-versa é tirar o respeito de outras pessoas, que são a maioria, em prol duma minoria! continuar lendo

Vamos jogar fora a Medicina Legal! Não teremos mais gêneros, teremos uma geração inteira de seres corrompidos pela baboseira do Tumbler. continuar lendo